domingo, 29 de agosto de 2010

Report de Missão - D&D - Sessão 5

Nosso grupo avança rapidamente, adquirindo níveis com facilidade. Mais presenças, inclusive a presença de um novo integrante no grupo. Espero vocês na semana que vem para mais uma aventura empolgante encerrando o primeiro capítulo dessa história.

Por isso tenho alguns comentários sobre esse capítulo. Boa parte desse primeiro capítulo foi inspirado no Never Winter Nights, acho que isso facilitou já que faltava a mim experiência para contar história no D&D. Essa segunda parte tem uma boa inspiração no Silmarillon e na história do Dragon Age. Claro que seguiremos a premissa inicial, aumentando o foco de uma simples cidade capital para todo um reino e o continente.

Cenário e Sistema
Seguimos no mesmo cenário usando do mesmo sistema (D&D 3.5). Apesar de aos poucos ir desenvolvendo um novo sistema junto do Johnny. Seguiremos nesse até que o outro esteja 100%.

História e missão
A sessão da semana passada serviu como introdução a missão de hoje. Após terem resgatados os animais mal-tratados no zoológico, agora eles poderia se direcionar a floresta para resgatarem a dríade que havia se afungentado no local.


Campanha (ainda sem nome) - Capítulo 01 - A cura de Urgh - Ato 4 - O resgate da dríade.

Personagens
Leonardo Johnny - Guerreiro Destemido - 06
Alexandre - Feiticeiro de Batalha - 06
Cogute - Monge pobretão - 05
Thiago - Druída Invoker - 06
Vitor - Guerreiro Skid Row - 05
Luís Belmonte - Ranger sem técnicas para escalar - 04

Encontros
1. O grupo se direciona a floresta e encontra vários caminhos pelos quais podem seguir. Seguindo pelo caminho escolhido logo se deparam com um grupo de leões atrozes e apesar de ter preparado essa batalha para algo épico, o grupo se sai bem sem ter muitos problemas e sem gastar muitos recursos.
2. O grupo se encontra com goblins e os derrota facilmente com a ajuda do Vitor.
3. Seguindo pelo caminho, também encontram-se com um outro grupo de Gnolls sem muito poder comparado ao do grupo que logo são superados.
4. O grupo entra na caverna e se depara com um grupo de orcs que acaba sendo exterminado sem muita conversa (sem nenhuma conversa).
5. O grupo encontra três dragões verdes, dois adolescentes e um adulto jovem. O grupo focaliza seus golpes nos adolescentes que acabam sendo derrotados com alguma dificuldade, quase não sobrando forças para uma batalha contro o dragão maior.
6. O grupo elabora uma manobra de fuga e conseguem (alguns deles) se encontrar com o druída que  cuidava da dríade que a libera sem problemas e ajuda no resgate daqueles que ficaram para trás.

Minhas observações (essa é a parte mais importante do report, leiam com atenção)
1. A primeira obsevação que tenho é que demorei quase que dois dias pra escrever esse report e ainda assim ficou uma merda, porque alguem fez favor de usar o meu PC dar log out na minha conta e não salvar o texto (nem se deu o trabalho de perguntar se podia usar o PC).
2. A missão em si foi curta (apesar do longo planejamento que tive para ela), mas boa. Com muita estratégia e pouca conversa. Lembro o grupo que seguindo um modelo de realismo as missões podem ser muito fáceis ou muito difíceis (de nível quase irrealizável), nesse caso conversa e perícia soluciona mais problemas que uma estratégia furada em um combate sem sentido.
2.5. É claro que entendo a vontade por sangue do grupo, mas é importante ressaltar que devem dar importância aos personagens de vocês e as suas vidas, por isso  ao analisarem que um confronto é difícil, não tenham medo de negá-lo ou tentar um diálogo. No caso do dragão verde, convence-lo a não atacar seria difícil e caro. Mas teria rendido o mesmo XP que uma batalha com sua morte total.
2.75. O exemplo do dragão se encaixa também que vocês já sabem analisar bem o nível de combate de vocês e senti também da parte de vocês que alguns sentiam um apego ao personagem de vocês. Acho que nesse caso a melhor estratégia teria sido uma conversa (pelo menos pra conversar).
2.9. Falo isso porque apesar de levemente menos inteligentes que a maioria dos humanóides, tanto goblins, tanto gnolls e tanto orcs, tem uma inteligência razoável para saberem que não deveriam atacar vocês. E mesmo assim não foi dado a chance de diálogo a eles, nem de rendição, nem de fuga. Analisem pelo lado do jogo. Essa raças vivendo na floresta não são considerados inimigos de estado, então de certo modo, vocês se tornaram assassinos genocídas por falta do bom senso na hora do encontro.
3. Sei que todos no grupo pendem ao combate e que as vezes rola uma falta de interação de conversa e etc. Contudo o grupo deve focar todas as suas habilidades, isso inclui suas perícias, tais como diplomacia, blefe e etc.
3.5. Fica a minha obervação aqui em relação a isso. Evitar combates (de forma direta), rende XP, economia de itens e magias. Assim como de pontos de vida. Podendo até render informações valiosas e tesouros escondidos.
4. O grupo teve algumas dificuldades no testes de perícia, mas mais por falta de sorte mesmo.
5. Semana que vem tem mais, espero todos vocês, aquele abraço, fiquem de olho no blog, na comunidade.

5 comentários:

  1. Pow, achei palha o "Ranger sem técnicas para escalar" mas tah massa.. hauhauhua

    então, me amarrei mto... mas eh q como eu conversei com o Cogute mais tarde, o grupo gosta de sangue... eu estou acostumado com vampiro, q eh um rpg de interpretação... então, sabendo q existe essa possibilidade em D&D, proxima sessão posso tentar conversar mais e cair menos de penhascos. =D

    ResponderExcluir
  2. Thiago.
    Cara tipo nao sabia que se evitassemos a luta ganhariamos a mesma quantidade de XP, sempre achei que quanto mais lutas mais XP, mas agora que fugir e conversar ganha o mesmo XP ou a metade estou contente com isso, vou tentar interagir mais com o grupo, mas e que naun me acostumei ainda com o xistema D&D, mas vou tentar me esforsar mais.

    (SEM CEDILHA NEM ACENTO NO TECLADO DO CURSO)

    ResponderExcluir
  3. Nem S. Compreendo cara, é claro que para que se aprenda o sistema é necessário ler o manual e é essa dica que dou para vocês, leiam o manual com atenção. Apesar do sistema respaldar-se no combate, ele também oferece alternativas.

    ResponderExcluir
  4. Thiago.
    Adaut me explica uma coisa, estava lendo esses dias o Livro dos Mestres Selvagens, em uma certa parte do livro diz assim " Novas Magias dos Druida", essas magias estao disponiveis para mim?
    Porque assim tem muita magia nova tanto pra Druida como Ranger e também novas habilidades para Bárbaros, Feiticeiro e Magos e Bardos(Linhagens e Tomos).

    ResponderExcluir
  5. Todas as magias que estão disponíveis em qualquer livro do D&D 3.5 estão disponiveis desde que você me mostre primeiro de onde você a está tirando. Então quando for escolhe-la me mostra primeiro, para que eu de uma avaliada e depois tá tudo ok. Não estou dizendo que vou bloquear nada, mas isso serve para que não venha muita informação inútil de fora. Ok?

    ResponderExcluir